CAN-SPAM Act: A Compliance Guia para Negócios


Você usa e-mail em seu negócio? A Lei CAN-SPAM, uma lei que define as regras para e-mails comerciais, estabelece requisitos para mensagens comerciais, dá aos destinatários o direito de interromper o envio de e-mails e estabelece penalidades severas para violações.

Apesar do nome, a Lei CAN-SPAM não se aplica apenas a e-mails em massa. Abrange todas as mensagens comerciais, que a lei define como “qualquer mensagem de correio eletrônico cujo objetivo principal seja o anúncio comercial ou a promoção de um produto ou serviço comercial”, incluindo e-mail que promova conteúdo em sites comerciais. A lei não faz exceção para e-mail business-to-business. Isso significa que todos os e-mails – por exemplo, uma mensagem para ex-clientes anunciando uma nova linha de produtos – devem estar em conformidade com a lei.

Cada e-mail separado que viole a Lei CAN-SPAM está sujeito a multas de até US$ 16.000, portanto, a não conformidade pode custar caro. Mas seguir a lei não é complicado. Aqui está um resumo dos principais requisitos do CAN-SPAM:

  1. Não use informações de cabeçalho falsas ou enganosas. Suas informações "De", "Para", "Responder para" e de roteamento, incluindo o nome de domínio e o endereço de e-mail de origem, devem ser preciso e identificar a pessoa ou empresa que iniciou a mensagem.
  2. Não use linhas de assunto enganosas. A linha de assunto deve refletir com precisão o conteúdo da mensagem.
  3. Identifique a mensagem como um anúncio. A lei lhe dá muita liberdade para fazer isso, mas você deve divulgar de forma clara e visível que sua mensagem é um anúncio.
  4. Informe aos destinatários onde você está. Sua mensagem deve incluir seu endereço postal físico válido. Pode ser seu endereço atual, uma caixa postal que você registrou no Serviço Postal dos EUA ou uma caixa de correio particular registrada em uma agência de recebimento de correspondência comercial estabelecida de acordo com os regulamentos do Serviço Postal.
  5. Diga aos destinatários como cancelar o recebimento de e-mails seus no futuro. Sua mensagem deve incluir uma explicação clara e visível de como o destinatário pode optar por não receber e-mails seus no futuro. Elaborar o aviso de uma forma que seja fácil para uma pessoa comum reconhecer, ler e entender. O uso criativo do tamanho, cor e localização do tipo pode melhorar a clareza. Forneça um endereço de e-mail de retorno ou outra maneira fácil baseada na Internet para permitir que as pessoas comuniquem sua escolha a você. Você pode criar um menu para permitir que um destinatário opte por não receber certos tipos de mensagens, mas deve incluir a opção de interromper todas as suas mensagens comerciais. Certifique-se de que seu filtro de spam não bloqueie essas solicitações de exclusão.
  6. Respeite prontamente as solicitações de exclusão. Qualquer mecanismo de exclusão que você oferecer deve ser capaz de processar solicitações de exclusão por pelo menos 30 dias após o envio da mensagem. Você deve honrar a solicitação de exclusão de um destinatário em 10 dias úteis. Você não pode cobrar uma taxa, exigir que o destinatário forneça a você qualquer informação de identificação pessoal além de um endereço de e-mail ou fazer com que o destinatário tome qualquer medida além de enviar um e-mail de resposta ou visitar uma única página em um site da Internet como condição para honrar um pedido de exclusão. Depois que as pessoas lhe disserem que não desejam receber mais mensagens suas, você não poderá vender ou transferir seus endereços de e-mail, mesmo na forma de uma lista de mala direta. A única exceção é que você pode transferir os endereços para uma empresa contratada para ajudá-lo a cumprir a Lei CAN-SPAM.
  7. Monitore o que os outros estão fazendo em seu nome. A lei deixa claro que, mesmo que você contrate outra empresa para lidar com seu marketing por e-mail, não pode renunciar à sua responsabilidade legal de cumprir a lei . Tanto a empresa cujo produto é promovido na mensagem quanto a empresa que realmente envia a mensagem podem ser responsabilizadas legalmente.

Precisa de mais informações?

Visite http://www.business.ftc .gov/documents/bus61-can-spam-act-compliance-guide-business
Categorias: Informações